Quem é beneficiário do programa social pode consultar o saldo Bolsa Família através dos canais de atendimento da Caixa. O banco é o agente responsável por fazer as operações de pagamento e atendimento financeiro dos usuários.

mulher consultando saldo bolsa família

Para facilitar o processo, a Caixa disponibiliza mais de uma forma de verificar o extrato do benefício. É possível fazer pessoalmente, pelo computador e até pelo celular.

Neste artigo, trouxemos tudo o que você precisa saber para consultar o saldo bolsa família de todas as formas. Não se esqueça de compartilhar este link para que a informação chegue ao maior número de pessoas interessadas.

O que é o Bolsa Família?

O Bolsa Família é o maior programa social do Governo Federal. O benefício é voltado a famílias pobres ou extremamente pobres, focando especialmente em gestantes, crianças e adolescentes em idade escolar.

Atualmente, o programa atende mais de 13 milhões de famílias em todo o território nacional. Os objetivos do Bolsa Família é facilitar o acesso das pessoas carentes a alimentação, saúde e serviços essenciais para uma vida digna. Assim, a ideia é que com o tempo a família saia da situação de vulnerabilidade social e não precise mais do benefício.

Saiba Mais: Como participar do Bolsa Família?

Consultar o saldo bolsa família

Por realizar o repasse de renda diretamente ao cidadão, o benefício é depositado diretamente numa conta específica. Dessa forma, a Caixa Econômica Federal foi escolhida pelo Governo como Agente Integrador para a parte financeira do programa. Por isso, para consultar o saldo bolsa família o beneficiário deve utilizar os canais disponibilizados pelo banco. Vamos ver as principais formas de consulta e como fazer.

Saldo Bolsa Família pela internet

Uma das maneiras mais práticas de consultar o saldo bolsa família é através do site da Caixa, pois só é necessário o número do NIS e a senha. Para isso, o cliente deve acessar o site do banco clicando aqui. Em seguida, selecione “Consulta por família”. Irá aparecer a tela abaixo.

saldo bolsa família internet

Feito isso, basta preencher com o NIS do Responsável Familiar cadastrado, a senha e clicar em Ok. As informações aparecerão em seguida.

Vale lembrar que, para fazer a consulta pelo site, é necessário ter cadastrada a Senha Internet. Se você não tiver, não tem problema: ela pode ser criada nesta mesma tela no botão “Cadastrar Senha”. Recomenda-se utilizar o navegador Internet Explorer para o site funcionar melhor.

Saldo Bolsa Família pelo Aplicativo de celular

Uma das mais recentes novidades sobre o programa é a criação do aplicativo do Bolsa Família. Com ele, você pode ver todas as informações do benefício – inclusive o saldo bolsa família – diretamente no seu celular. Ele está disponível para Android, Windows Phone e iOS.

saldo bolsa família aplicativo

Para acessar, primeiramente é necessário baixar o App na central de aplicativos do seu aparelho, ou nos links abaixo.

O aplicativo é a forma mais prática de consultar o saldo bolsa família. Além disso, o App possui mais informações, tais como:

  • Próxima data de pagamento;
  • Calendário completo de pagamentos;
  • Situação do benefício (liberado, bloqueado, suspenso);
  • Agências da Caixa mais próximas da sua residência.

Saldo Bolsa Família no caixa eletrônico

O beneficiário do bolsa família pode consultar o saldo e sacar seu benefício diretamente em um Caixa Eletrônico da Caixa. Para isso, é necessário ter em mãos o Cartão do Cidadão ou o Cartão do Benefício do Bolsa Família, bem como a senha de acesso.

Aliás, quem já possui conta na Caixa pode optar por receber o benefício diretamente na conta já existente. Assim, é possível consultar os extratos juntamente com a movimentação da sua conta corrente.

Saldo Bolsa Família na Agência ou na Lotérica

Este é o meio mais trabalho, pois é necessário fazer o deslocamento. O beneficiário deve ir pessoalmente ao banco, Casa Lotérica ou Agentes Conveniados “Caixa AQUI”. É necessário ter a posse do Cartão do Cidadão ou o Cartão do Bolsa Família, além da senha.

Saldo Bolsa Família pelo telefone

Por último, ainda é possível consultar o saldo bolsa família pelo telefone da Caixa. O número é o 0800 726 0207, e a ligação é gratuita.

Para realizar a consulta, é necessário ter em mãos o número do NIS do responsável familiar. Além do saldo, é possível conferir a situação do benefício e tirar outras dúvidas relacionadas.

Receber o Bolsa Família em Conta Poupança

A partir de agora, os participantes do programa Bolsa Família podem receber o benefício através de uma conta poupança. Para isso, o cidadão pode abrir uma Conta Poupança Caixa Fácil.

Trata-se de uma modalidade mais simples de conta poupança, e pode ser aberta diretamente em uma Lotérica ou Correspondente Caixa AQUI. Uma das coisas mais interessantes desta conta é o cartão magnético, que permite compras através do débito. Isto gera muito mais comodidade e segurança aos usuários do Bolsa Família.

Calendário Bolsa Família 2019

Os pagamentos do Bolsa Família são realizados através de um calendário mensal. Ele é elaborado pela Caixa e tem como base o último número do NIS. Confira o Calendário do Bolsa Família abaixo.

saldo bolsa família calendario
Calendário Bolsa Família 2019. Fonte: Ministério da Cidadania

Confira também o nosso artigo sobre o Calendário do Bolsa Família para entender melhor os pagamentos.

Como sacar os valores do Bolsa Família

Para realizar os saques é necessário se dirigir a um dos locais abaixo:

  • Agência da Caixa;
  • Caixa Eletrônico da Caixa;
  • Correspondente Caixa AQUI;
  • Casas Lotéricas da Caixa;

Os valores podem ser sacados tanto com o Cartão do Bolsa família quanto com o Cartão do Cidadão. Quem optou por receber na Poupança Caixa Fácil ou por Conta Corrente deve utilizar o cartão de uma delas. Para fazer o procedimento na boca do caixa ou na lotérica, é necessário ter algum documento original com foto.

Por fim, vale ressaltar que os valores devem ser sacados em até 90 dias. Caso contrário, o governo tem a possibilidade de suspender os pagamentos. Da mesma forma, quem não movimenta o Bolsa Família a mais de 6 meses pode até perder o benefício.

Assim, quem não conseguir sacar os valores deve consultar pela internet ou na agência qual a situação do benefício. Caso ele esteja bloqueado ou suspenso, o cidadão deve dirigir-se à Prefeitura Municipal ou ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

Saiba Mais: Posso ter meu Bolsa Família cancelado?


Existem diversas formas de consultar o saldo Bolsa Família, sendo as mais fáceis as realizadas pela internet. Vale dizer que é bem seguro fazer a consulta pelo computador ou pelo celular, desde que se tome os cuidados necessários. Por isso, nunca forneça sua senha para estranhos e utilize os links dos sites que apresentamos aqui. Desconfie dos sites que dizem fazer a consulta para você, pois isso só é possível nos sites oficiais. Em caso de dúvida, não forneça os seus dados.

Com certeza, a forma mais fácil – e muito segura – é através do aplicativo da Caixa para celular. Com a popularização dos smartphones, você pode ter todas as informações do seu benefício na palma da mão. Isso é ótimo para ficar a par da situação e tomar atitudes rápidas quando um problema for detectado.

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário e iremos esclarecer! Não se esqueça de colocar nosso site nos seus favoritos para saber todas as novidades do Bolsa Família logo que elas saírem!

Compartilhar é se importar!

Participe da discussão

14 comentários

  1. Eu recadastrei o meu beneficio do bolsa familia no dia 26 de julho no setor do bolsa familia na minha cidade levei todos os documentos certinho a moça fez disse q tava tudo certo,mas pra minha supresa antes de ontem tirei o saldo e veio a mensagem falando q o meu bolsa familia foi bloqueado por conta de n ter recadastrado estou sem entender pq eu fiz o recadastramento antes do prazo pq isso,eu estou desempregada pago aluguel contava com esse dinheiro muito agora está bloqueado vou fazer o que pra pagar minhas contas como vai ficar …espero uma resposta urgente.E

  2. Fui sacar meu bolsa familia e não saiu o dinhoro no comprovante tinha escrito cartão cancelado como faço pra sacar? Pq no aplicativo diz que é pra mim sacar hoje

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *