CONSULTA PÚBLICA BOLSA FAMÍLIA 2021

A fim de dar mais transparência às informações do Programa Social, o Governo Federal disponibilizou a Consulta Pública Bolsa Família 2019. Trata-se de um sistema online que permite ao cidadão consultar os benefícios e os valores investidos no programa.

Como o Bolsa Família é um benefício social pago com o dinheiro do contribuinte, é obrigatório que se preste conta dos valores utilizados. Esta é a função do Consulta Bolsa Família: dar transparência ao benefício social.

Neste artigo, vamos aprender como fazer esta consulta e o que ela pode nos informar. Continue lendo para saber tudo sobre o sistema.

O que é a Consulta Pública Bolsa Família?

Diferentemente das consultas privadas do Bolsa Família (que só podem ser realizadas pelos beneficiários), a Consulta Pública pode ser feita por qualquer cidadão. Isto é possível com o intuito de prestar contas do dinheiro gasto pelo Governo com o programa.

Assim, é possível consultar dados mais gerais, como a situação do benefício e quais famílias participam do programa.

Enquanto a consulta particular é feita pelo aplicativo de celular ou através do Portal do Cidadão da Caixa, a Consulta Pública Bolsa Família é realizada nos seguintes locais:

  • Sistema SIBEC;
  • Portal da Transparência;

Dessa forma, vamos conhecer melhor cada um deles e como fazer o acesso.

Sistema SIBEC

Consulta pública bolsa família tela principal

Criado pela Caixa Econômica Federal, o Sistema SIBEC é o principal portal para Consulta Pública do Bolsa Família. Através dele, é possível conferir se a família foi aprovada a participar do programa e qual a situação do benefício.

Ele é um sistema útil tanto para as famílias beneficiárias que querem verificar a situação do seu pagamento quanto para as que querem conferir se foram aceitas no programa. Além disso, as informações estão disponíveis para todos os cidadãos que desejam fiscalizar o Governo Federal. O SIBEC permite 3 tipos de consultas:

  • Por Estado;
  • Por Município;
  • Por Família;

Vamos aprender como fazer cada consulta e quais informações elas fornecem. Antes de prosseguir, vale ressaltar que para o bom funcionamento do sistema deve ser usado o navegador Internet Explorer.

Consulta por Estado

Esta consulta irá mostrar o número total de famílias que recebem o Bolsa Família naquele Estado, bem como o valor total em dinheiro transferido a elas. Para realizar este procedimento, siga os seguintes passos:

  1. Acesse o site da Consulta Pública Bolsa Família – SIBEC neste link;
  2. Clique em “Consulta Benefícios por UF”;
  3. Selecione o Estado ou DF e a Folha de pagamento referente ao mês desejado (ficam disponíveis as 3 últimas).
  4. Clique em consultar;
  5. O sistema retornará os dados solicitados.

Consulta por Município

Através desta consulta, é possível verificar todas as famílias que foram aceitas no programa, bem como a situação do benefício. É exibida umas lista com os nomes de todos os Responsáveis Familiares e membros da família, informando se o benefício se encontra liberado ou bloqueado. Veja abaixo o passo a passo para esta consulta.

  1. Acesse o site da Consulta Pública Bolsa Família – SIBEC neste link;
  2. Clique em “Consulta Benefícios por Município”;
  3. Primeiramente, escolha o seu Estado;
  4. Em seguida, selecione o Município;
  5. Por último, selecione o mês desejado para consultar;
  6. Clique em consultar;
  7. Na tela seguinte, será informado o número de famílias participantes. Clique em Download para emitir o relatório completo.

Entre outras coisas, esta consulta é útil para verificar se a sua família esta entre as selecionadas e apta para receber o auxílio.

Consulta por Família

Consulta Pública Bolsa Família por NIS

Neste tipo de consulta pública, é possível verificar diretamente os dados da família. Para isso, é necessário ter em mãos o número do NIS ou o CPF do Responsável Familiar. A consulta por família exibe os seguintes dados:

  • Nome do Responsável Familiar;
  • Data de Nascimento;
  • Município da família;
  • Situação do Bolsa Família (liberado, bloqueado ou cancelado);

Siga os passos abaixo para realizar esta consulta.

  1. Acesse o site da Consulta Pública Bolsa Família – SIBEC neste link;
  2. Clique em “Consulta Benefícios por Família”;
  3. Digite o CPF ou o NIS do Responsável Familiar;
  4. Verifique o nome do Responsável no quadro ao lado para ver se está correto;
  5. Clique em Consultar;
  6. As informações aparecerão no quadro abaixo.

Portal da Transparência

Tela da Consulta pública bolsa família pelo portal 1

O outro meio para realizar a Consulta Pública Bolsa Família 2019 é através do Portal da Transparência. Trata-se de um portal online onde as pessoas podem fazer a auditoria pública das finanças Federais.

Em outras palavras, é neste portal que os cidadãos podem ver como o Governo Federal está investindo o dinheiro dos impostos. Dessa forma, isso inclui os valores transferidos para o Programa Bolsa Família.

Ao contrário do Sistema SIBEC, no Portal da Transparência não é possível visualizar a situação do benefício. Em contrapartida, é possível conferir o valor em dinheiro recebido por cada família e em que data os recursos foram sacados.

O Portal da Transparência é bem moderno e fácil de utilizar. Você pode acessar a página oficial através deste link. Para acessar diretamente a parte do Bolsa Família, clique neste outro link aqui. Da mesma forma que o SIBEC, o Portal da transparência funciona melhor com o Internet Explorer.

Existem duas formas de consultar os dados da Consulta Pública Bolsa Família pelo Portal da Transparência: através do link direto ou buscando pelo nome ou NIS. Vamos ver como fazer cada uma delas passo a passo.

Consulta pelo link Direto

Neste tipo de Consulta Pública, você acessa diretamente os dados referentes ao Bolsa Família e vai filtrando por região e família até chegar nos dados desejados. Confia abaixo o passo a passo.

  1. Acesse aqui o link da Consulta direta;
  2. Nesta tela já aparecerá uma lista de municípios com o valor disponibilizado para cada um deles;
  3. Na barra do lado esquerdo, você pode clicar na opção UF e escolher o Estado desejado;
  4. No mesmo menu, você também pode inserir o Município que quer consultar e o período;
  5. Ao fazer isso, o sistema irá automaticamente atualizar os dados da tabela;
  6. Quando você encontrar o resultado desejado, clique em “Detalhes” para ver todos os beneficiários daquele Município;
  7. Em seguida, você verá o número do NIS e o nome dos beneficiários. É possível então pesquisar pelo nome e conferir os benefícios pagos para aquela família.

Busca por nome

No Portal da Transparência também é possível realizar a Consulta Pública Bolsa Família 2019 utilizando o número do NIS ou o nome completo do beneficiário. Para isso, basta seguir os passos abaixo.

  1. Acesse a página do Portal da Transparência;
  2. No campo de pesquisa, insira o número do NIS ou o nome completo do beneficiário;
  3. Clique no desenho da Lupa para pesquisar ou aperte enter;
  4. O sistema irá retornar uma lista de resultados com nome e CPF;
  5. Clique no nome que deseja consultar;
  6. Por fim, o sistema irá exibir os dados do beneficiário e os valores pagos à sua família, bem como a data em que os saques foram realizados.

A legislação que instituiu o Programa Bolsa Família deixa claro que é necessário prestar contas dos valores utilizados nos benefícios. Portanto, a Consulta Pública Bolsa Família 2019 tem justamente esta função: levar a todos os cidadão interessados os dados sobre o programa.

Com isso, é possível fazer auditorias para ver se o dinheiro está chegando realmente àquelas famílias mais necessitadas.

Além disso, a Consulta Pública também ajuda o beneficiário. Através dela, é possível consultar a situação do benefício e conferir se a sua família está entre as selecionadas para participar do programa.

Para outros tipos de consulta, como o saldo e o histórico de pagamentos, a Caixa disponibiliza outros canais, como o Aplicativo Bolsa Família.

Se você gostou do post, não deixe de compartilhar nas suas redes sociais! Siga acompanhando o nosso site para saber tudo sobre o Bolsa Família.

Compartilhar é se importar!

Rolar para o topo