A fim de dar mais transparência às informações do Programa Social, o Governo Federal disponibilizou a Consulta Pública Bolsa Família 2019. Trata-se de um sistema online que permite ao cidadão consultar os benefícios e os valores investidos no programa.

Como o Bolsa Família é um benefício social pago com o dinheiro do contribuinte, é obrigatório que se preste conta dos valores utilizados. Esta é a função do Consulta Bolsa Família: dar transparência ao benefício social.

Neste artigo, vamos aprender como fazer esta consulta e o que ela pode nos informar. Continue lendo para saber tudo sobre o sistema.

O que é a Consulta Pública Bolsa Família?

Diferentemente das consultas privadas do Bolsa Família (que só podem ser realizadas pelos beneficiários), a Consulta Pública pode ser feita por qualquer cidadão. Isto é possível com o intuito de prestar contas do dinheiro gasto pelo Governo com o programa.

Assim, é possível consultar dados mais gerais, como a situação do benefício e quais famílias participam do programa.

Enquanto a consulta particular é feita pelo aplicativo de celular ou através do Portal do Cidadão da Caixa, a Consulta Pública Bolsa Família é realizada nos seguintes locais:

  • Sistema SIBEC;
  • Portal da Transparência;

Dessa forma, vamos conhecer melhor cada um deles e como fazer o acesso.

Sistema SIBEC

Consulta pública bolsa família tela principal

Criado pela Caixa Econômica Federal, o Sistema SIBEC é o principal portal para Consulta Pública do Bolsa Família. Através dele, é possível conferir se a família foi aprovada a participar do programa e qual a situação do benefício.

Ele é um sistema útil tanto para as famílias beneficiárias que querem verificar a situação do seu pagamento quanto para as que querem conferir se foram aceitas no programa. Além disso, as informações estão disponíveis para todos os cidadãos que desejam fiscalizar o Governo Federal. O SIBEC permite 3 tipos de consultas:

  • Por Estado;
  • Por Município;
  • Por Família;

Vamos aprender como fazer cada consulta e quais informações elas fornecem. Antes de prosseguir, vale ressaltar que para o bom funcionamento do sistema deve ser usado o navegador Internet Explorer.

Consulta por Estado

Esta consulta irá mostrar o número total de famílias que recebem o Bolsa Família naquele Estado, bem como o valor total em dinheiro transferido a elas. Para realizar este procedimento, siga os seguintes passos:

  1. Acesse o site da Consulta Pública Bolsa Família – SIBEC neste link;
  2. Clique em “Consulta Benefícios por UF”;
  3. Selecione o Estado ou DF e a Folha de pagamento referente ao mês desejado (ficam disponíveis as 3 últimas).
  4. Clique em consultar;
  5. O sistema retornará os dados solicitados.

Consulta por Município

Através desta consulta, é possível verificar todas as famílias que foram aceitas no programa, bem como a situação do benefício. É exibida umas lista com os nomes de todos os Responsáveis Familiares e membros da família, informando se o benefício se encontra liberado ou bloqueado. Veja abaixo o passo a passo para esta consulta.

  1. Acesse o site da Consulta Pública Bolsa Família – SIBEC neste link;
  2. Clique em “Consulta Benefícios por Município”;
  3. Primeiramente, escolha o seu Estado;
  4. Em seguida, selecione o Município;
  5. Por último, selecione o mês desejado para consultar;
  6. Clique em consultar;
  7. Na tela seguinte, será informado o número de famílias participantes. Clique em Download para emitir o relatório completo.

Entre outras coisas, esta consulta é útil para verificar se a sua família esta entre as selecionadas e apta para receber o auxílio.

Consulta por Família

Consulta Pública Bolsa Família por NIS

Neste tipo de consulta pública, é possível verificar diretamente os dados da família. Para isso, é necessário ter em mãos o número do NIS ou o CPF do Responsável Familiar. A consulta por família exibe os seguintes dados:

  • Nome do Responsável Familiar;
  • Data de Nascimento;
  • Município da família;
  • Situação do Bolsa Família (liberado, bloqueado ou cancelado);

Siga os passos abaixo para realizar esta consulta.

  1. Acesse o site da Consulta Pública Bolsa Família – SIBEC neste link;
  2. Clique em “Consulta Benefícios por Família”;
  3. Digite o CPF ou o NIS do Responsável Familiar;
  4. Verifique o nome do Responsável no quadro ao lado para ver se está correto;
  5. Clique em Consultar;
  6. As informações aparecerão no quadro abaixo.

Portal da Transparência

Tela da Consulta pública bolsa família pelo portal 1

O outro meio para realizar a Consulta Pública Bolsa Família 2019 é através do Portal da Transparência. Trata-se de um portal online onde as pessoas podem fazer a auditoria pública das finanças Federais.

Em outras palavras, é neste portal que os cidadãos podem ver como o Governo Federal está investindo o dinheiro dos impostos. Dessa forma, isso inclui os valores transferidos para o Programa Bolsa Família.

Ao contrário do Sistema SIBEC, no Portal da Transparência não é possível visualizar a situação do benefício. Em contrapartida, é possível conferir o valor em dinheiro recebido por cada família e em que data os recursos foram sacados.

O Portal da Transparência é bem moderno e fácil de utilizar. Você pode acessar a página oficial através deste link. Para acessar diretamente a parte do Bolsa Família, clique neste outro link aqui. Da mesma forma que o SIBEC, o Portal da transparência funciona melhor com o Internet Explorer.

Existem duas formas de consultar os dados da Consulta Pública Bolsa Família pelo Portal da Transparência: através do link direto ou buscando pelo nome ou NIS. Vamos ver como fazer cada uma delas passo a passo.

Consulta pelo link Direto

Neste tipo de Consulta Pública, você acessa diretamente os dados referentes ao Bolsa Família e vai filtrando por região e família até chegar nos dados desejados. Confia abaixo o passo a passo.

  1. Acesse aqui o link da Consulta direta;
  2. Nesta tela já aparecerá uma lista de municípios com o valor disponibilizado para cada um deles;
  3. Na barra do lado esquerdo, você pode clicar na opção UF e escolher o Estado desejado;
  4. No mesmo menu, você também pode inserir o Município que quer consultar e o período;
  5. Ao fazer isso, o sistema irá automaticamente atualizar os dados da tabela;
  6. Quando você encontrar o resultado desejado, clique em “Detalhes” para ver todos os beneficiários daquele Município;
  7. Em seguida, você verá o número do NIS e o nome dos beneficiários. É possível então pesquisar pelo nome e conferir os benefícios pagos para aquela família.

Busca por nome

No Portal da Transparência também é possível realizar a Consulta Pública Bolsa Família 2019 utilizando o número do NIS ou o nome completo do beneficiário. Para isso, basta seguir os passos abaixo.

  1. Acesse a página do Portal da Transparência;
  2. No campo de pesquisa, insira o número do NIS ou o nome completo do beneficiário;
  3. Clique no desenho da Lupa para pesquisar ou aperte enter;
  4. O sistema irá retornar uma lista de resultados com nome e CPF;
  5. Clique no nome que deseja consultar;
  6. Por fim, o sistema irá exibir os dados do beneficiário e os valores pagos à sua família, bem como a data em que os saques foram realizados.

A legislação que instituiu o Programa Bolsa Família deixa claro que é necessário prestar contas dos valores utilizados nos benefícios. Portanto, a Consulta Pública Bolsa Família 2019 tem justamente esta função: levar a todos os cidadão interessados os dados sobre o programa.

Com isso, é possível fazer auditorias para ver se o dinheiro está chegando realmente àquelas famílias mais necessitadas.

Além disso, a Consulta Pública também ajuda o beneficiário. Através dela, é possível consultar a situação do benefício e conferir se a sua família está entre as selecionadas para participar do programa.

Para outros tipos de consulta, como o saldo e o histórico de pagamentos, a Caixa disponibiliza outros canais, como o Aplicativo Bolsa Família.

Se você gostou do post, não deixe de compartilhar nas suas redes sociais! Siga acompanhando o nosso site para saber tudo sobre o Bolsa Família.

Compartilhar é se importar!

Participe da discussão

11 comentários

  1. meu nome e Rosemary. esto fazedo esa denusia poque mao e juito meu bolsa familia se suspeso poque minhas ima Resebi pesca eu tenho uma. filha doenti meu marido e alenado mas por meus pareitis resebe pesca supederao meu bolsa familia ir agora como o que pofavo devouvi e meu por direito seu jai en juito oque esta fazedo com os pobre

  2. Eu NELMA dos Santos Rosa já recadrastrei meu nós a ,a bolsa família, a muito tempo ,mês de setembro foi bloqueado.Estou sem minha bolsa desde Setembro

  3. Como faço pra voltar receber meu bolsa família que foi suspenso de ter recebido o defeso da pesca

  4. Aqui em Maceió muitas pessoas que vão atualizar seu benefício, quando vão receber na caixa não está lá o dinheiro mesmo a mensagem no aplicativo dizendo para retirar na caixa.E tem muitas pessoas assim aqui.E quando vamos no CRAS ninguém sabe nos informar nada. Só sabem que não está bloqueado nem cancelado. Nós ajudem a saber o que tá acontecendo.

  5. Acho q deveriam pensar mas na hora de bloquear o bolsa de quem precisa pois atualizei omeu em setembro e esse mes foi bloqueado justo o meu q tenho 4 filhos e estou desempregada acho muitoinjusto e tbm o numero q vcs dao pra ligar 121 nunca ta disponivel

  6. Oi boa noite,gostaria de sabe se eu vou ter direito a bolsa família,pq eu estou cansada de procura os meus direitos,sou levo na cara um não. ,todas as vezes que procuro ,tem muitas gente que recebe e eu não recebo ,gostaria de sabe o pq?
    Eu sou uma mulher desempregada e faz tempo que estou sem ganhar dinheiro . Para falar a verdade eu nem sei se eu vou ter ceia de Natal ., muito menos um chinelo para calça .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *