CONSULTA PÚBLICA BOLSA FAMÍLIA 2021
Conteúdos
A fim de dar mais transparência às informações do Programa Social, o Governo Federal disponibilizou a Consulta Pública Bolsa Família 2019. Trata-se de um sistema online que permite ao cidadão consultar os benefícios e os valores investidos no programa.
Como o Bolsa Família é um benefício social pago com o dinheiro do contribuinte, é obrigatório que se preste conta dos valores utilizados. Esta é a função do Consulta Bolsa Família: dar transparência ao benefício social.
Neste artigo, vamos aprender como fazer esta consulta e o que ela pode nos informar. Continue lendo para saber tudo sobre o sistema.
O que é a Consulta Pública Bolsa Família?
Diferentemente das consultas privadas do Bolsa Família (que só podem ser realizadas pelos beneficiários), a Consulta Pública pode ser feita por qualquer cidadão. Isto é possível com o intuito de prestar contas do dinheiro gasto pelo Governo com o programa.
Assim, é possível consultar dados mais gerais, como a situação do benefício e quais famílias participam do programa.
Enquanto a consulta particular é feita pelo aplicativo de celular ou através do Portal do Cidadão da Caixa, a Consulta Pública Bolsa Família é realizada nos seguintes locais:
- Sistema SIBEC;
- Portal da Transparência;
Dessa forma, vamos conhecer melhor cada um deles e como fazer o acesso.
Sistema SIBEC
Criado pela Caixa Econômica Federal, o Sistema SIBEC é o principal portal para Consulta Pública do Bolsa Família. Através dele, é possível conferir se a família foi aprovada a participar do programa e qual a situação do benefício.
Ele é um sistema útil tanto para as famílias beneficiárias que querem verificar a situação do seu pagamento quanto para as que querem conferir se foram aceitas no programa. Além disso, as informações estão disponíveis para todos os cidadãos que desejam fiscalizar o Governo Federal. O SIBEC permite 3 tipos de consultas:
- Por Estado;
- Por Município;
- Por Família;
Vamos aprender como fazer cada consulta e quais informações elas fornecem. Antes de prosseguir, vale ressaltar que para o bom funcionamento do sistema deve ser usado o navegador Internet Explorer.
Consulta por Estado
Esta consulta irá mostrar o número total de famílias que recebem o Bolsa Família naquele Estado, bem como o valor total em dinheiro transferido a elas. Para realizar este procedimento, siga os seguintes passos:
- Acesse o site da Consulta Pública Bolsa Família – SIBEC neste link;
- Clique em “Consulta Benefícios por UF”;
- Selecione o Estado ou DF e a Folha de pagamento referente ao mês desejado (ficam disponíveis as 3 últimas).
- Clique em consultar;
- O sistema retornará os dados solicitados.
Consulta por Município
Através desta consulta, é possível verificar todas as famílias que foram aceitas no programa, bem como a situação do benefício. É exibida umas lista com os nomes de todos os Responsáveis Familiares e membros da família, informando se o benefício se encontra liberado ou bloqueado. Veja abaixo o passo a passo para esta consulta.
- Acesse o site da Consulta Pública Bolsa Família – SIBEC neste link;
- Clique em “Consulta Benefícios por Município”;
- Primeiramente, escolha o seu Estado;
- Em seguida, selecione o Município;
- Por último, selecione o mês desejado para consultar;
- Clique em consultar;
- Na tela seguinte, será informado o número de famílias participantes. Clique em Download para emitir o relatório completo.
Entre outras coisas, esta consulta é útil para verificar se a sua família esta entre as selecionadas e apta para receber o auxílio.
Consulta por Família
Neste tipo de consulta pública, é possível verificar diretamente os dados da família. Para isso, é necessário ter em mãos o número do NIS ou o CPF do Responsável Familiar. A consulta por família exibe os seguintes dados:
- Nome do Responsável Familiar;
- Data de Nascimento;
- Município da família;
- Situação do Bolsa Família (liberado, bloqueado ou cancelado);
Siga os passos abaixo para realizar esta consulta.
- Acesse o site da Consulta Pública Bolsa Família – SIBEC neste link;
- Clique em “Consulta Benefícios por Família”;
- Digite o CPF ou o NIS do Responsável Familiar;
- Verifique o nome do Responsável no quadro ao lado para ver se está correto;
- Clique em Consultar;
- As informações aparecerão no quadro abaixo.
Portal da Transparência
O outro meio para realizar a Consulta Pública Bolsa Família 2019 é através do Portal da Transparência. Trata-se de um portal online onde as pessoas podem fazer a auditoria pública das finanças Federais.
Em outras palavras, é neste portal que os cidadãos podem ver como o Governo Federal está investindo o dinheiro dos impostos. Dessa forma, isso inclui os valores transferidos para o Programa Bolsa Família.
Ao contrário do Sistema SIBEC, no Portal da Transparência não é possível visualizar a situação do benefício. Em contrapartida, é possível conferir o valor em dinheiro recebido por cada família e em que data os recursos foram sacados.
O Portal da Transparência é bem moderno e fácil de utilizar. Você pode acessar a página oficial através deste link. Para acessar diretamente a parte do Bolsa Família, clique neste outro link aqui. Da mesma forma que o SIBEC, o Portal da transparência funciona melhor com o Internet Explorer.
Existem duas formas de consultar os dados da Consulta Pública Bolsa Família pelo Portal da Transparência: através do link direto ou buscando pelo nome ou NIS. Vamos ver como fazer cada uma delas passo a passo.
Consulta pelo link Direto
Neste tipo de Consulta Pública, você acessa diretamente os dados referentes ao Bolsa Família e vai filtrando por região e família até chegar nos dados desejados. Confia abaixo o passo a passo.
- Acesse aqui o link da Consulta direta;
- Nesta tela já aparecerá uma lista de municípios com o valor disponibilizado para cada um deles;
- Na barra do lado esquerdo, você pode clicar na opção UF e escolher o Estado desejado;
- No mesmo menu, você também pode inserir o Município que quer consultar e o período;
- Ao fazer isso, o sistema irá automaticamente atualizar os dados da tabela;
- Quando você encontrar o resultado desejado, clique em “Detalhes” para ver todos os beneficiários daquele Município;
- Em seguida, você verá o número do NIS e o nome dos beneficiários. É possível então pesquisar pelo nome e conferir os benefícios pagos para aquela família.
Busca por nome
No Portal da Transparência também é possível realizar a Consulta Pública Bolsa Família 2019 utilizando o número do NIS ou o nome completo do beneficiário. Para isso, basta seguir os passos abaixo.
- Acesse a página do Portal da Transparência;
- No campo de pesquisa, insira o número do NIS ou o nome completo do beneficiário;
- Clique no desenho da Lupa para pesquisar ou aperte enter;
- O sistema irá retornar uma lista de resultados com nome e CPF;
- Clique no nome que deseja consultar;
- Por fim, o sistema irá exibir os dados do beneficiário e os valores pagos à sua família, bem como a data em que os saques foram realizados.
A legislação que instituiu o Programa Bolsa Família deixa claro que é necessário prestar contas dos valores utilizados nos benefícios. Portanto, a Consulta Pública Bolsa Família 2019 tem justamente esta função: levar a todos os cidadão interessados os dados sobre o programa.
Com isso, é possível fazer auditorias para ver se o dinheiro está chegando realmente àquelas famílias mais necessitadas.
Além disso, a Consulta Pública também ajuda o beneficiário. Através dela, é possível consultar a situação do benefício e conferir se a sua família está entre as selecionadas para participar do programa.
Para outros tipos de consulta, como o saldo e o histórico de pagamentos, a Caixa disponibiliza outros canais, como o Aplicativo Bolsa Família.
Se você gostou do post, não deixe de compartilhar nas suas redes sociais! Siga acompanhando o nosso site para saber tudo sobre o Bolsa Família.