TUDO SOBRE O CARTÃO BOLSA FAMÍLIA

O Cartão Bolsa Família é a principal forma para receber, sacar e acompanhar a movimentação do benefício. Conhecer este documento e a sua função é fundamental para as famílias participantes.

Preparamos este artigo para que você conheça tudo sobre o Cartão Bolsa Família. Aqui, você vai aprender como fazer, desbloquear e utilizar o cartão. Vamos também mostrar como cadastrar a senha de segurança. Continue conosco para saber mais.

O que é o Bolsa Família?

O Programa Bolsa Família é o principal projeto social brasileiro, ajudando atualmente cerca de 14 milhões de famílias pobres e extremamente pobres.

O objetivo do programa é garantir o acesso dos mais carentes a saúde, educação e alimentação básicas. Isto é feito através da transferência direta de renda, ou seja, através de pagamentos em dinheiro aos cidadãos participantes.

Saiba mais: Quem tem direito ao Bolsa Família?

O dinheiro é recebido mensalmente através da Caixa Econômica Federal em uma conta especifica, que é acessada através do Cartão Bolsa Família.

Cartão Bolsa Família

O Cartão Bolsa Família é um Cartão magnético – igual aos de banco – que é utilizado para sacar o benefício, consultar o saldo e a situação dos pagamentos. Nele, está contido o nome do Responsável Familiar e o número do NIS.

Como fazer o cartão

Para fazer o Cartão Bolsa Família, é necessário primeiramente se cadastrar no programa. Para isso, é necessário que a família escolha um responsável maior de 16 anos como representante. Em seguida, a pessoa escolhida deve dirigir-se ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, ou até a Prefeitura da sua cidade. É necessário levar os seguintes documentos do responsável:

  • Título de Eleitor ou o CPF;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Comprovante de renda, caso tenha;
  • Certidão de nascimento ou de casamento.

Para os demais familiares, é obrigatório levar um documento original com foto de cada um. Também é preciso o comprovante de renda de todas as pessoas que estão trabalhando, a fim de calcular a renda total familiar. Ademais, podem ser solicitados carteiras de vacinação e comprovantes escolares das crianças e adolescentes.

Primeiramente, os documentos serão utilizados para fazer o Cadastro Único, que será utilizado também em outros programas. Caso você já tenha o CadÚnico, ainda assim deverá levar os demais documentos para solicitar ingresso no Bolsa Família.

Feito o cadastro, deverá ser solicitado ao Assistente Social a participação no Bolsa Família. Dessa forma, ele encaminhará os documentos para o Ministério do Desenvolvimento Social, que faz o processo de seleção do programa mensalmente.

Depois, se a família for selecionada, ela receberá o Cartão Bolsa Família em sua residência entre 30 e 45 dias úteis. Junto com o cartão, o beneficiário recebe uma cartilha com informações do programa e o calendário de pagamentos.

Desbloqueio e cadastro de senha

Ao receber o Cartão Bolsa Família, ele ainda não estará pronto para uso. Primeiramente, é necessário desbloquear o cartão e cadastrar a senha.

A primeira parte, ou seja, o desbloqueio, pode ser feito por telefone. Basta ligar para o número 0800-726-0207 e pedir para ativar o cartão. A ligação é gratuita e pode ser realizada de um telefone fixo ou celular. Com esse procedimento, o cartão estará liberado para o cadastro da senha.

Em seguida, é preciso que o Responsável Familiar vá pessoalmente a uma Casa Lotérica ou Agência da Caixa com os seguintes documentos:

  • Documento de Identificação original com foto;
  • Cartão Bolsa Família.

O responsável irá assinar um o termo de responsabilidade sobre a guarda do cartão, se comprometendo a cuidar do documento e das informações do benefício. Neste mesmo momento, a senha será cadastrada e deve ser memorizada. Ela será utilizada para o saque de valores futuros, e não deve ser fornecida a ninguém.

Não recebi o cartão, e agora?

O Cartão Bolsa Família é enviado pelos Correios, e para que ele seja entregue é necessário que uma pessoa maior de idade assine o recebimento. Se não houver ninguém em casa, os Correios farão mais 2 tentativas. Após isso, o cartão é enviado a uma Agência da CEF.

Assim, se você não recebeu o cartão, confirme primeiramente na Agência mais próxima se o cartão não foi enviado para lá. Outra forma é ligar para os Correios do seu bairro a fim de obter informações. Se nenhuma das formas resolver, vá até o CRAS ou Prefeitura do seu Município e explique a situação.

Vale ressaltar que é possível sacar o benefício antes de receber o cartão. Para isso, basta ir até uma agência do banco com um documento original e o número do NIS.

Consulta de saldo e saque

saque com cartão bolsa família

Com o cartão Bolsa Família, o cidadão poderá fazer saques de valores e consultas de saldo nos caixas eletrônicos. As formas para consultar e retirar valores presencialmente são:

  • Nos Caixas eletrônicos de autoatendimento da Caixa;
  • Diretamente no banco, na boca do Caixa;
  • Nas Lotéricas da Caixa;
  • Nos correspondentes Caixa Aqui.

Em todos os casos, é necessário levar um documento com foto, exceto no autoatendimento, onde apenas a senha é solicitada. Além disso, você pode consultar o saldo e situação do seu Bolsa Família sem sair de casa. Saiba como fazer isso neste artigo aqui.

Alternativas ao Cartão Bolsa Família

Muitas pessoas acham que a única forma de receber o benefício é através do Cartão Bolsa Família. Porém, existem mais 3 maneiras: com o Cartão do Cidadão, com uma Conta da Caixa e com a Poupança Caixa Fácil. Vamos ver como funcionam cada uma delas.

Cartão do Cidadão

O Cartão do Cidadão é utilizado para receber diversos benefícios sociais ou trabalhistas, tais como:

  • Seguro desemprego;
  • Bolsa Família;
  • FGTS;
  • PIS/PASEP
  • Outros benefícios sociais;

Assim, se você já possui o Cartão do Cidadão, pode optar por receber o Bolsa Família com ele. Dessa forma, você já poderá fazer saques no caixa eletrônico antes de receber o Cartão Bolsa Família.

O Cartão do Cidadão também é emitido pela Caixa Econômica Federal, e pode ser feito pelo telefone 0800-726-0207 ou em qualquer agência do banco.

Conta bancária

Quem tem uma conta bancária da Caixa, mesmo sendo uma conta salário, pode optar por receber o Bolsa Família diretamente por ela. Isso facilita muito a vida do cidadão, pois centraliza seus recebimentos em um só lugar.

Também é possível abrir uma conta no banco só para receber o benefício, mas é preciso verificar com a agência quais os requisitos e exigências para isso.

Poupança Caixa Fácil

Uma das melhores formas de receber o Bolsa Família é através da Poupança Caixa Fácil. Ela é uma conta poupança tradicional voltada para cidadãos de baixa renda, com limite de saldo de até R$ 3.000,00.

débito cartão bolsa família

Uma das grandes vantagens de receber dessa forma é que o cartão da conta pode ser usado para fazer compras no débito! Além disso, com a poupança não há prazo para retirar os valores, desde que eles não ultrapassem o limite máximo de 3 mil.


O Cartão Bolsa Família é um dos principais documentos dos participantes do programa. Através dele, é possível ter acesso ao auxílio financeiro todos os meses.

Vale ressaltar que é importante ter alguns cuidados com o cartão. Guarde-o em um local seguro e cuide para não perdê-lo. Em caso de perda, comunique imediatamente o banco para fazer o bloqueio. Cuidar da sua senha também é essencial. Não insira ela em nenhum site suspeito, apenas nos sites e aplicativos oficiais da Caixa.

Tem mais alguma dúvida sobre o Cartão Bolsa Família? Conte pra gente nos comentários. Gostou do post? Compartilhe em suas redes sociais e fique ligado em nosso site para saber tudo sobre o Programa Bolsa Família.

Compartilhar é se importar!

Rolar para o topo