jovem acessando aplicativo bolsa família

Uma das principais novidades do programa do Governo Federal é o Aplicativo Bolsa Família para celular. Esta tecnologia chegou para facilitar a vida de quem tem o benefício. Agora, é possível fazer consultas e tirar dúvidas diretamente no seu smartphone.

Neste artigo, vamos explicar tudo sobre o aplicativo. Você irá aprender o que ele pode fazer, como baixá-lo para o seu celular e como fazer consultas. Também iremos conferir um pouco de cada funcionalidade do programa. Continue lendo para saber mais.

Aplicativo Bolsa Família

aplicativo bolsa família tela 2

Com a popularização dos smartphones, podemos dizer que toda família tem acesso a pelo menos um aparelho, ou conhece alguém que tenha. Visto isso, hoje o aplicativo é uma das formas mais fáceis e seguras de conferir o benefício.

O aplicativo é um programa para celular que fornece as principais informações do Bolsa Família, como saldos e datas de pagamentos. Ele deve ser baixado e instalado diretamente pelo aparelho, e está disponível para os seguintes sistemas:

  • Android;
  • iOS;
  • Windows Phone.

Dessa forma, o aplicativo abrange a imensa maioria dos smartphones do mercado.

Funcionalidades do Aplicativo Bolsa Família

conceito aplicativo bolsa família

O Aplicativo Bolsa Família é uma das formas mais completas para consultar o benefício. Através dele, a família tem acesso a inúmeras informações que só estariam disponíveis em consultas diretamente nas Agências da Caixa. Vamos ver as principais funcionalidades e o que elas oferecem.

Consulta de saldo

Esta é uma das principais funcionalidades do Aplicativo Bolsa Família. Através da aba “Benefício”, a família pode visualizar o saldo disponível. Assim, dá para saber se os valores foram depositados mesmo sem ir até o banco.

Mas não é só isso: com o Aplicativo Bolsa Família é possível acessar um extrato detalhado do benefício com as seguintes informações:

  • Mês de referência da última parcela depositada;
  • Histórico de pagamentos de parcelas;
  • Situação detalhada da situação de cada parcela: quais foram liberadas, quais foram bloqueadas ou canceladas, etc.

Os dados são mostrados de forma muito simples e clara, o que facilita a utilização inclusive de usuários que não estão muito acostumados com smartphones.

Consulta de situação do benefício

Com o Aplicativo Bolsa Família, o cidadão pode verificar qual a situação do seu benefício. Ou seja, é possível saber se está tudo certo com seus pagamentos ou se algum problema foi detectado.

Isto é muito útil para tomar medidas rápidas em casos de problemas. Através do aplicativo, você saberá se o benefício está bloqueado, suspenso ou cancelado. Assim, se você por exemplo reparar que algum valor não foi depositado corretamente, poderá saber o motivo sem sair de casa! A vantagem disto é perceber o erro o quanto antes e dirigir-se até a Prefeitura ou CRAS para resolver a situação.

Saiba mais: O bolsa família pode ser cancelado?

Consulta da agência mais próxima

É possível descobrir a agência da Caixa mais próxima com o Aplicativo Bolsa Família. Esta funcionalidade é especialmente útil quando você está em outra localidade e quer saber onde é possível realizar um saque.

Como o aplicativo utiliza a localização do celular, ele irá informar o endereço do banco mais próximo de você. Dessa maneira, você ficará informado até quando estiver fora da sua região.

Saiba mais: Como transferir o Bolsa Família.

Consulta do Calendário do Bolsa Família

O aplicativo Bolsa Família tornou muito mais fácil a visualização do calendário de pagamentos do benefício. Assim, o beneficiário não precisa ir todo mês à Caixa ou Lotérica para pegar folhetos com as datas, pois o aplicativo sempre mostra o calendário mais atualizado.

O Calendário do Bolsa Família é o cronograma de pagamentos do benefício. É necessário estar atento para saber quando os valores cairão na conta e não perder o prazo de saque.

Como baixar o Aplicativo Bolsa Família

menina usando aplicativo bolsa família

Para baixar o aplicativo Bolsa Família, basta acessar a central de aplicativos do sistema operacional do seu celular. Também é possível fazer o download através dos links abaixo:

Assim, é só clicar em “Instalar” e aguardar o processamento ser concluído. Em seguida, você verá o ícone do Bolsa Família na tela inicial do seu celular.

O Aplicativo Bolsa Família não possui nenhum tipo de custo, sendo possível baixar e fazer qualquer consulta gratuitamente.

Utilizando o Aplicativo Bolsa Família (Passo a Passo)

aplicativo bolsa família

Como o aplicativo Bolsa Família tem uma interface muito fácil e intuitiva, é bem tranquilo fazer consultas por ele. Vamos ver passo a passo como fazer o primeiro acesso.

  • 1 – Na tela inicial , você pode escolher entre duas formas de acesso: Pelo número do NIS ou pelo CPF. Escolha a forma desejada e digite o número. Dica: Marque a função “Lembrar meu usuário” para que você não precise digitar o documento toda vez que entrar;
  • 2 – Clique em Acessar;
  • 3 – O Sistema entrará na tela inicial que possui 3 abas: Benefício, Calendário e Atendimento;
  • 4 – Clique em benefício para ver a situação, consultar o saldo e históricos;
  • 5 – Clique em Calendário para ver as datas do cronograma de pagamentos;
  • 6 – Clique em Atendimento para encontrar a agência da Caixa mais próxima, bem como conferir as dúvidas mais comuns e como resolvê-las.

Como participar do Bolsa Família?

O Programa Bolsa Família é um benefício social destinado a famílias pobres. O primeiro passo é conferir os requisitos e saber quem pode fazer parte do programa.

Quem se enquadrar nos requisitos, deve ir até a Prefeitura ou Centro de Referência em Assistência social (CRAS) para fazer seu cadastro no programa. Após isso, a família passa por um processo de seleção, e se for aprovada passa a receber os valores do programa.

As famílias selecionadas são informadas por correspondência no seu endereço. Do mesmo modo, o cartão para sacar o benefício será recebido em casa. Para quem não recebeu, a orientação é procurar o CRAS ou ligar para a Caixa no número 0800 726 02 07.

Saque dos valores

Quem for selecionado poderá sacar os benefícios nos seguintes estabelecimentos:

  • Casas Lotéricas da Caixa;
  • Agências bancárias;
  • Caixa Eletrônico;
  • Agentes conveniados Caixa Aqui.

Para sacar o benefício no autoatendimento, o cliente pode utilizar o Cartão do Cidadão ou o Cartão do Bolsa Família. Quem fez a opção também poderá utilizar o cartão da conta corrente ou da poupança Caixa Fácil. Para quem for sacar na boca do caixa ou na lotérica, é necessário um documento de identificação com foto.


O Bolsa Família é o maior programa social do Brasil, e tem ajudado mais de 50 milhões de brasileiros a ter uma vida mais digna e sem fome.

O aplicativo Bolsa Família chegou em boa hora, e será mais um facilitador para os cidadãos. Afinal de contas, não é necessário gastar com passagens para se locomover até o banco para ter informações: elas estão bem ao alcance das suas mãos.

Com o aplicativo instalado, a família poupa tempo e pode acessar facilmente todos os dados pertinentes do seu benefício. Ele também é a forma mais fácil de ter sempre o calendário atualizado para não ter dúvidas sobre a data do pagamento.

Ainda ficou com dúvidas? Deixe seu comentário. Ele é muito importante para que possamos trazer cada vez mais informações relevantes. Leia os outros posts do nosso blog e fique sabendo tudo sobre o Programa Bolsa Família. Compartilhe este conteúdo no seu Facebook para que mais pessoas possam conhecer e baixar o Aplicativo Bolsa Família!

Compartilhar é se importar!

Participe da discussão

5 comentários

  1. Eu fiz meu cadastro em 2017 eu só recebia 40 teias depois mudei e fui lá atualizar o meu endereço aí até hj fala que não há benefício disponível para o nis informado eu não entendo,aí eu entro pelo Google e fala que valor recebido de quase 400 reias não entendi mas nada

  2. Eu logo no 08007260207 e fala que não há benefício disponível eu entro no aplicativo fala o mesmo,Entrei pelo Google e dis que valor recebido de 361,00 eu não sei oq aconteceu DPS que eu atualizei meu endereço eu não consigo mas ter acesso

  3. Oi meu nome é Rozana Rodrigues da Silva. Eu quero saber quanto tempo demora para começar a receber o bolsa família, Eu fiz meu cadastro a 2 meses e ainda não comecei a receber.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *